slideslide
Compartilhando conquistas e resultados
LURE,
|

Estratégias para manter a saúde mental na quaretena

Por estarmos ocupados na maior parte do tempo, esquecemos de cuidar de nós mesmos. Esquecemos de investir na pessoa mais importante que é si mesmo.

Por que dedicar um tempo para cuidar de si mesmo?

Às vezes por estarmos ocupados acabamos esquecendo de cuidar da única pessoa que nos acompanha por toda a vida: nós mesmos. Por mais que algumas pessoas tenham o pensamento que cuidar de si mesmo soe egoísta, não é.

 A verdade é que um dos investimentos mais importantes que podemos fazer é investir em nós mesmo, em nossos sonhos, em nosso bem-estar. Vale ressaltar que, saber cuidar de si mesmo facilita na hora de cuidar dos demais. Se não nos cuidamos corretamente, não podemos nos doar aos outros de forma completa.

Dedicar algumas horas do dia para zelar do próximo é uma iniciativa que transmite amor e carinho genuíno e profundo, mas, no entanto, quando isso é feito várias vezes, acaba gerando uma dependência. Além disso deixamos de nos cuidar quando essa ação ocupa grande parte do tempo.

Se ligue em algumas dicas para se cuidar melhor:

 

1.  Organize o ambiente para que represente a sua melhor versão.

Manter o seu espaço (quarto, ambiente de trabalho, banheiro), organizado representa um grande passo na tarefa de cuidar de si mesmo. O lugar que ocupamos tem que nos passar a sensação de permanência e não a fuga. Se o lugar estiver bagunçado, com falta de iluminação, muito calor ou frio, faz com que fiquemos incomodados e nos desestabiliza psicologicamente.

 

2.  Inclua o sorriso em sua rotina.

Conecte-se com o seu humor, conecte-se com você. O resultado de buscar o sorriso todos os dias é positivo e é notável no seu humor. Aproxime-se do que te faz sorrir, busque, não espere que ele bata a sua porta.

 

3.  Afaste de pessoas e de emoções negativas.

Afastar daquilo que te machuca é mais um dos passos para cuidar de si mesmo. Se você mantém relações tóxicas ou tem em sua bolha social pessoas que transmitem negatividade, dê distância e/ou coloque limites. Já é difícil cuidar de si mesmo, com pessoas rodeadas de energias ruins e torcendo pelo nosso fracasso, acaba se tornando uma tarefa mais difícil ainda.

 

4. Escute suas necessidades como ser humano.

Escute o que você gosta de dizer ou fazer, seja verdadeiro, essa é a melhor maneira de cuidar de si mesmo. Dedique um tempo para pensar em como se sente, o que quer, o que é importante para você e como pode satisfazer esses aspectos.

 

Zelar de si mesmo, pode ser uma tarefa difícil e nova, talvez você não saiba por onde começar. Mas não se desanime, tudo que fazemos por no mínimo 21 dias acaba se tornando hábito, então se você praticar essas 4 dicas durante um período de 21 dias o seu cérebro tomará essas ações como hábito e passará a realizá-las espontaneamente.

Vamos praticar? Defina as suas metas e apodere-se dessas 4 dicas durante 21 dias, aposto que você não irá se arrepender!

 


 

 

Letícia Pereira

Tecnologia do Google TradutorTradutor