QUANDO O MÉTODO KID COACHING É ÚTIL?
Todos nós passamos por um dias difíceis. Dias em que tudo o que queremos é sobreviver e esperar com que ele termine. Tratando-se dos nossos filhos, nos colocamos muito além da sobrevivência. Queremos que eles desfrutem de relacionamentos importantes, sejam atenciosos, responsáveis e compassivos, saiam-se bem na escola, que se esforcem e sintam-se bem consigo mesmos. Os momentos em que estamos apenas tentando sobreviver são, na realidade a oportunidade para que eles prosperem. (SIEGEL; BRYSON)
Por quê o método Core KidCoaching dá certo?
O Método KidCoaching se aplica a crianças a partir dos 2 anos de idade até os 13 anos. É dividido em COACHING INFORMAL ou COACHING FORMAL.
COACHING INFORMAL: 2 a 6 anos de idade
A abordagem coaching no modo informal é um estilo de relacionamento do adulto com a criança para maior autocomprometimento e realização daquilo que é importante para a sua constituição saudável, para a melhoria do seu convívio e para a tranquilidade dos ambientes e das pessoas que convivem com a criança.
COACHING FORMAL: 7 a 13 anos de idade
Esta faixa etária já está madura o suficiente para participar de um processo formal de Coaching. Com sessões estruturadas e sequenciadas. Num ambiente especialmente preparado (presencialmente ou à distância) para aumentar os resultados positivos por meio de metodologias, ferramentas e técnicas cientificamente validadas, aplicadas por um profissional habilitado (o KidCoach) em parceria com o cliente (a criança) e com a participação dos pais/responsáveis. A criança nesta idade também, poderá se beneficiar da abordagem de Coaching Informal conduzida pelos pais.
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OS PAIS SÃO OS MELHORES COACHES PARA OS SEUS FILHOS – ELES SÓ PRECISAM SER PREPARADOS PARA ISSO –
- Pais coaches ajudam seus filhos pelo exemplo – não precisam ser mãe e pai perfeitos, mas congrutentes.
- Com a abordagem acerta: acolher, não negar o sentimento, ajudar a conexão com a emoção e ajudar a descobrir como a criança pode se sentir melhor.
- Conversar, conversar, conversar sobre o que a criança pensa, sente, imagina, teme, se assusta, gosta, prefere.
- Conversar sobre atitudes e comportamentos desejados. Elogiar quando a criança apresentar tais comportamentos.
- Conversar sobre como fazer Regras e Combinados.
- Conversar logo após os acontecimentos indesejados.
COMO SABER SE A CRIANÇA PRECISA DE COACHING?
- Quando algum comportamento gera desconforto na criança ou em seus pais.
- Quando as relações comportamentais alteram a rotina familiar.
- Quando situações que deveriam ser normais causam sofrimento na criança
- Quando suas relações com pessoas se tornam difíceis.
- Quando a criança precisa focar em um resultado específico (ex: na escola, no esporte)
- Quando a criança não consegue ultrapassar um problema específico.
- Quando ela precisa lidar e se posicionar diante das mudanças.
“Os momentos que estamos apenas tentando sobreviver são, na realidade, oportunidade para
ajudar os nossos filhos a prosperarem.” (SIEGEL; BRYSON)
EM QUE CIRCUNSTÂNCIAS TAMBÉM SERÁ ÚTIL?
- Questões no convívio consigo mesmo – ansiedade, medo, falta de autoconfiança, timidez, excesso de autoconfiança, autossuficiência.
- Questões com a família – relacionamento com os irmãos, com pais próximos ou separados, irmãos emprestados.
- Questões com cuidadores – babá, avós, madrasta ou padrasto, empregados da casa, funcionários.
- Questões de relacionamento social – bullying, entrosamento com os pares, posicionamento, resolução de problemas, vitimização da criança, convivência com adultos estranhos.
“Estudos neurocientíficos evidenciam que a interação dos pais com seus filhos estimula o
desenvolvimento cerebral, o crescimento emocional e a aprendizagem.” (SIEGEL; BRYSON)
fonte: KidsCoaching - Rio Coaching
Luana Santos
KidCoach / Coaching Escolar / Coaching Parental
Psicopedagoga / Especialista em Educação / Educadora Física