Estratégias para manter a saúde mental na quarentena
O abraço é uma demonstração de carinhos que nos desperta sentimentos de que pertencemos aquele lugar, aquela casa. O abraço é a forma mais pura de demonstrar sentimentos.
Abraçar a família
Por que abraçar sua família?
O abraço é uma demonstração de afeto que nos traz sentimentos de carinhos e aconchego. Quando nossos pais ou alguém de nossa família nos abraça a sensação que sentimos é de que pertencemos aquele lugar, aquela casa.
Você já notou que quando uma criança fica triste, ela corre para o abraço de sua mãe ou do pai? E que, de uma forma “mágica” a situação melhora, ou até mesmo se resolve por completo?
Outro exemplo é a situação de um trauma emocional quando se perde um ente querido ou algum conhecido, automaticamente as pessoas se oferecem para dar um abraço.
Então assim podemos compreender que o abraço nos ajuda a lidar com a dor. É uma reação instantânea. É quase uma receita pronta de bolo, de um bem-estar imediato que nos alivia nos momentos ruins.
Se ainda não está satisfeito com esses motivos aqui vão outros:
1. Abraçar libera oxitocina no sangue. Oxitocina é o hormônio do amor, responsável pelo fortalecimento de laços entre pessoas queridas e também pelo aumento de solidariedade entre estranhos, trazendo o bem-estar. O abraço é um vício sem efeitos secundários negativos.
2. Abraçar reduz o stress e a pressão arterial. Nada melhor do que um abraço para diminuir a ansiedade. Como já comentado, ao abraçar, o nosso corpo produz oxitocina. O aumento deste hormônio na corrente sanguínea faz com que as fibras musculares relaxem, aumentando assim a oxigenação das células e otimizando o fluxo sanguíneo. Como consequência, o nível de stress e a pressão arterial reduz.
3. Abraçar é uma boa ação reciproca. Nunca sabemos por quais situações a outra pessoa está vivendo. Muitas vezes não demonstramos o nosso verdadeiro sentimento porque a sociedade nos cobra uma postura alegre e positiva. Um abraço pode mudar o dia e também pode salvar uma vida, devolvendo a sensação de felicidade.
4. Abraçar nos faz sentir plenitude e êxtase. Como nosso corpo é cheio de terminações nervosas, ao tocarmos em outro corpo estamos permitindo a satisfação de um desejo subconsciente que é o “toque”. Essa satisfação nos traz paz de espírito e nos coloca em uma boa “vibe”.
Já abraçou sua família hoje? Tome os cuidados necessários e não perca tempo!
Letícia Pereira