slideslide
Compartilhando conquistas e resultados
LURE,
|

Medo e Insegurança

Auxiliar a criança a conhecer as suas sensações e os seus próprios sentimentos é uma maneira eficaz de ajudá-la a superar o medo e a insegurança. É importante que ela se sinta protegida, amada, cuidada, respeitada e pertencente ao seu grupo de convívio, seja na família, na escola ou com os amigos. A abordagem KidCoaching traz ferramentas lúdicas e práticas que podem auxiliar a criança a ter autocontrole dos seus sentimentos e sensações.

MEDO E INSEGURANÇA, COMO O KIDCOACHING PODE AJUDAR?

 

Quando uma criança experimenta ou passa por uma situação que a faz sentir medo ou que possa trazer risco de fracasso, ela se torna insegura, pois teme perder o amor e a atenção de seus pais ou pessoas de especial referência. Trata-se de um estado emocional negativo, que prov oca alterações cognitivas, comportamentais e sociais.

 Em situações como essa, é importante que a criança recupere a sua autoconfiança e se sinta querida,valiosa pelo que é e representa em sua família, na escola e entre o seu grupo de amigos.

 Conforme os mais recentes estudos das neurociência, o que melhor se pode fazer nessas circunstâncias é ajudar a criança a se centrar no seu eixo. Quando definimos o foco, assumimos o controle sobre a nossa vida e os nossos sentimentos. percebemos e entendemos que podemos estar diante de muitas emoções, sentimentos e pensamentos o tempo todo, mas estaremos exatamente na emoção que quisermos estar, porque assumimos o controle da nossa vida.

 Isso parece uma questão abstrata e difícil de se aplicar com as crianças, mas é importante ressalvar que mesmo as pessoas mais jovens, podem e são capazes de se autorresponsabilizar e de assumir o controle sobre si e os seus sentimentos.

 

 

O kidCoach

 A ação do kid Coaching neste momento é pontual e de extrema importância. Por meio de ferramentas de coaching, lúdicas e adaptadas ao universo infantil, ele age apontando direção autoconhecimento. Através de escutas da criança, o profissional acolhe os sentimentos dela, sempre atento ao contexto, percebendo o que está provocando a sensação de ameaça. 

O profissional KidCoach age também na orientação aos pais para que não repreendam, ridicularizem, nem obriguem o filho a enfrentar a situação que lhe dá medo sem que ele esteja preparado. E assim, criarem uma redoma de proteção contra os aspectos que causam o medo e não resultam em nenhum ganho. 

 Por meio da intervenção informal do KidCoach, os pais conseguem perceber e mudar qualquer tendência familiar que amedronta a criança. Nesse sentido, é muito comum ver cuidadores abordando as crianças com ameaças do tipo: “se não fizer isso, a polícia vem pegar você, ou o homem do saco”...

   O nosso cérebro é uma máquina programável e altamente treinável, capaz de ir para onde quisermos. Através de comandos assertivos, ele consegue perceber as sensações diferentes que podemos sentir de acordo com cada circunstância ou situação que nos acontece. Nas situações que trazem insegurança, podemos sim, decidir como queremos nos estar. A abordagem kidCoaching auxilia a criança a encontrar em si e em sua família, os alicerces para superar os seus medos, inseguranças e dúvidas.

 

(fonte: KidsCoaching - Rio Coaching)

 

Luana Santos

KidCoach / Coaching Escolar / Coaching Parental

Psicopedagoga / Especialista em Educação / Educadora Física

Tecnologia do Google TradutorTradutor